Lisboa, 6 de Abril de 2010 – O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) desenvolveu em parceria com a Zetes Burótica, especialista internacional de soluções de identificação automática de bens e pessoas, a integração do Cartão de Cidadão (CC) no sistema de gestão hospitalar.

Esta solução irá contemplar, pela primeira vez neste contexto, a consulta automática dos dados presentes no chip do CC dos utentes das unidades de saúde deste centro hospitalar.

A Zetes Burótica, entidade participante no projecto do CC através do fornecimento do software (middleware) de acesso ao chip e de leitores do cartão, está a utilizar neste projecto a suite de software CCTools

(http://www.zetes.pt/pt/articles/portugal/solutions-services/people-id/cctools.cfm), que tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses, com o objectivo de assim contribuir substancialmente para a utilização do CC em serviços electrónicos e sistemas de informação, a um nível geral, sendo que a utilização do CC nesse contexto é um dos grandes objectivos do programa de governação electrónica português.

O CHVNG/E, que se torna assim pioneiro na utilização do CC em sistemas de informação na área da Saúde, considera que esta integração trará vantagens à gestão hospitalar, em geral, e ao serviço de atendimento dos utentes, em particular. Esta solução veio resolver uma necessidade premente de aceitação do CC para efeitos de identificação electrónica dos utentes, sendo que o número do utente no SNS (Serviço Nacional de Saúde) foi integrado no CC.

A utilização do CC permite uma maior rapidez no atendimento dos utentes, contribuindo para uma maior eficiência e desmaterialização dos processos internos dos serviços hospitalares. A título de exemplo, com o CC não é necessário fazer prova suplementar de residência. Com a possibilidade agora desenvolvida da leitura do número do SNS de modo automático a partir do CC e a posterior pesquisa automática dos dados do utente, reforça-se a eficiência operacional deste novo instrumento de identificação no CHVNG/E.

- FIM -

whitepaper

Au coeur du registre de population

Enjeux, analyse et approche 44 pages

Téléchargez le livre blanc